quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Aos leitores o espelho estilhaçado!

           A idéia da publicação desta coletânea de crônicas frutificou de uma vontade inicial e que é inerente ao ofício do historiador, qual seja: a de divulgar para um público mais amplo e diversificado a história de Santa Helena e do Oeste do Paraná – o lugar onde vivemos. História essa muitas vezes ainda reclusa aos corredores universitários regionais, embora algumas meritórias exceções individuais e institucionais.
          Nasceu ainda de uma constatação que pode, num primeiro momento, parecer controversa para alguns mais afoitos. A de que nós, oestinos, somos portadores de certa identidade cultural, própria, sedimentada historicamente pela convivência num determinado meio geográfico e socioeconômico.
          As crônicas aqui estão, a partir desta edição. O passado visto na forma de imagens formadas por uma espécie de caleidoscópio da própria história. Dispostas como fragmentos de um espelho estilhaçado pelo passar dos anos, onde cada pedaço revela parte de um todo gigantesco que nos absorve, molda, nos faz inteligíveis. As personagens principais, como não poderiam deixar de ser, são as pessoas e seus atos, suas contribuições voluntárias ou involuntárias - atores da sua própria história.
          Que tais retalhos cumpram com o seu papel. Que sejam costurados na trama da memória. Que assim seja!
José Augusto Colodel 
 Historiador
jacolodel@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário